Você já ouviu falar de burnout? Considerada um dos grandes problemas dessa era, a exaustão extrema causada por um trabalho estressante e sem o devido descanso é capaz de levar a saúde mental ao limite e causar danos que repercutem para fora das paredes da empresa.
Mas se esse é um problema tão grave, que mina não só a produtividade e o desempenho profissional, mas também todos os aspectos da vida de uma pessoa,
O QUE FAZER PARA SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA?
Eu posso te ajudar nessa questão. O segredo está em como você responde às situações que ocorrem em sua vida. E muitas vezes isso acontece por não estar na função mais adequada para você, gerando assim estresse.
E como posso te ajudar? Através dos princípios da Psicologia Positiva, que segundo Martin Seligman – considerado o “pai” da psicologia positiva -, engloba 5 elementos-chave: emoção positiva, engajamento, relacionamentos, significado e realização.
Vale dizer que a psicologia positiva não é meramente “auto-ajuda”, ok? Essa é uma abordagem científica da psicologia que estuda pensamentos, sentimentos e comportamentos humanos com foco em pontos fortes em vez de fraquezas, construindo o bem na vida em vez de apenas consertar o mal.
Bom, como nem só de teoria vive a felicidade (diria até que ela vive pouco de teoria e muito de ação!), vamos entender como esses conceitos podem ser aplicados no dia a dia e como podemos usá-los para sermos mais felizes no trabalho:
EMOÇÃO POSITIVA
Sabe aquele primeiro impulso que temos de reclamar quando algo dá errado, de buscar culpados ou ainda de exagerarmos na autocrítica? Podemos substituir tudo isso por um olhar voltado menos para o problema, e mais para o processo e para a solução. Assim não só vislumbramos com mais clareza soluções eficientes, como dedicamos nosso tempo a maneiras de buscar novas formas desafiadoras de mostrar nosso talento e fazer o que gostamos.
Por falar em desafios, é importante encarar os obstáculos e fracassos não como empecilhos, mas como parte do processo para conquistar um objetivo.
ENGAJAMENTO
Já ouviu falar em mindfulness? Um conceito que trata sobre “estar presente de corpo inteiro” enquanto realiza cada tarefa, por menor que ela seja, como, por exemplo, respirar. No trabalho, quando mantemos nossa atenção e nosso interesse voltado para uma tarefa de cada vez, somos mais produtivos e mais realizados (quem não gosta de marcar um “check” em uma lista, né? Principalmente quando ela é feita com foco total).
RELACIONAMENTOS
Somos seres sociais e ansiamos por pertencimento é por isso que o conceito de comunidade sempre nos foi tão caro enquanto humanidade. Encontrar um time com o qual você se identifique é incrível e a relação transcende a esfera profissional, então aproveite aquele momento do café para trocar ideia com aqueles colegas que você gosta. Além disso, nada como ter um amigo de trabalho para dar risadas, se divertir e até mesmo desabafar, não é mesmo?
SIGNIFICADO
Aqui podemos encarar esse pilar como PROPÓSITO. Quando focamos no propósito daquilo que fazemos (e fazemos aquilo que acreditamos) chegamos ao fim do dia com a sensação de realização, afinal, foram horas dedicadas a algo que tem um significado muito além do “trabalho”. Por exemplo, se você é um vendedor, pode se concentrar em fazer com que a experiência de compra seja agradável para seus clientes, ou considerar o impacto que aquilo que você está vendendo tem na vida de quem o compra.
REALIZAÇÃO
Alcançar metas nos ajuda a nos sentirmos bem com nós mesmos e com nosso lugar no mundo, e nos dá um senso de autoeficácia. Lembra daquele exemplo da lista de tarefas? É sobre isso, mas também sobre alcançar metas maiores. Criar uma “trilha de conquistas”, olhando para o passado e para o futuro é uma boa forma de perceber o quanto já trilhamos e crescemos até aqui, e onde queremos chegar e o que queremos realizar.
Como eu sempre digo, se trata de mudar a forma como encaramos a realidade. Você escolhe ver o copo meio cheio ou meio vazio? Isso pode mudar tudo!
Luciana Schuabb – Vivendo por I N T E I R O