Vamos fazer uma conta simples: quantas horas por semana você passa trabalhando? Apesar de não conseguir prever a resposta exata, tenho certeza que boa parte do dia de uma pessoa adulta gira em torno dele: o trabalho.
Bom, se ele ocupa uma parte tão significativa desse recurso tão valorizado que é o tempo, não podemos ignorar o impacto que o trabalho e a carreira exercem sobre nossa saúde. E aqui é importante destacar que essa é uma via de mão dupla, afinal, assim como é importante estar saudável para poder desempenhar uma função com máxima produtividade, o local e as circunstâncias de trabalho devem ser adequadas e favorecer boas condições de saúde física e mental.
Dentro dessa perspectiva podemos encarar a saúde como uma construção que depende de diversos pilares para se sustentar. A Medicina de Estilo de Vida traduz muito bem essa filosofia, além de trazer uma abordagem onde a principal ferramenta de promoção de saúde é a tomada de consciência e a capacitação dos indivíduos com as habilidades necessárias para fazerem mudanças de comportamento eficazes, que abordem as causas subjacentes da doença.
Se você ficou se perguntando o que Medicina de Estilo de Vida, Saúde e Carreira têm em comum, continue lendo esse artigo!
QUAL A RELAÇÃO ENTRE SAÚDE E TRABALHO?
Muita gente pode se perguntar o que saúde e carreira têm a ver e eu digo: tudo!
A carreira é um dos pilares da saúde, afinal, a realização profissional tem um grande impacto sobre nossa saúde mental e emocional. Mas como pensar saúde e trabalho de forma integrada?
Hoje entende-se que ações com foco no bem-estar e na saúde têm um impacto relevante na produtividade profissional. Ou seja, ter uma vida equilibrada – onde cada indivíduo consegue desfrutar de boas relações interpessoais, ter tempo para si mesmo, seja para praticar um exercício físico que lhe traga prazer ou investir em hábitos alimentares saudáveis, investir tempo e dedicação ao seu desenvolvimento profissional e colher resultados financeiros que estejam alinhados às suas necessidades e expectativas – faz bem para a saúde como um todo, inclusive no aspecto profissional.
Além disso, todos os órgãos nacionais e internacionais de saúde apontam que cada indivíduo precisa de saúde física, mental e até mesmo da espiritual para ter bom desempenho na execução das atividades laborais.
Vale dizer ainda que um ambiente de trabalho tóxico tem impactos severos na nossa saúde: estudos apontam que a má estruturação, tanto em termos técnicos como organizacionais pode levar o indivíduo a uma variedade de doenças e o excesso de horas-extras está relacionado, pasme: a mortes prematuras. É melhor repensar quanto vale o seu estresse com o trabalho, não é mesmo?
CONQUISTANDO O EQUILÍBRIO
Com base na avaliação da relação cíclica entre trabalho e saúde, tornou- se comum no mundo empresarial discutir e incentivar práticas de estilo de vida mais saudável.
É claro que não podemos ignorar o fato de que a qualidade de vida no trabalho não depende apenas do trabalhador, os fatores ambientais também são de suma importância e daí a necessidade de alinhar expectativas e buscar uma carreira e/ou local de trabalho que tenha uma cultura alinhada aos seus propósitos.
Mas fato é: o impacto dos hábitos pessoais e do estilo de vida em nossa saúde não pode ser ignorado. O segredo para um bom desempenho no trabalho e para se sentir realizado desempenhando um papel profissional está diretamente relacionado com mudanças comportamentais e gatilhos mentais!
A ciência reitera que essas mudanças podem ser muito efetivas tanto na prevenção quanto no controle de doenças. Então vamos lá: como andam seus hábitos? Sugiro avaliar os seguintes pilares e dar nota para cada um deles:
– Cuidado com o corpo
– Alimentação saudável e nutritiva
– Sono de qualidade
– Relações afetivas saudáveis
– Finanças organizadas
– Carreira com propósito
– Controle do estresse e emoções positivas
– Saúde espiritual
Como venho dizendo: o segredo está no equilíbrio e para alcançar o máximo desempenho pessoal na empresa, escola e nos negócios precisamos atingir níveis excelentes de saúde por meio de um estilo de vida saudável.
COMO O COACHING PODE AJUDAR?
Podemos usar diversas ferramentas a favor do autoconhecimento e do desenvolvimento profissional, por exemplo: você já ouviu falar sobre perfil comportamental? Ao usar essa ferramenta conseguimos mapear quais são os seus padrões de comportamento e assim analisar o que há de positivo e o que deve ser lapidado de acordo com os objetivos que você deseja alcançar. Essa ferramenta torna o processo de autoconhecimento mais efetivo, ajudando a chegar em resultados concretos em menos tempo.
Além disso, podemos adotar uma estratégia de análise de perfil vocacional, no qual a pessoa será levada, por meio de questionamentos e de um trabalho de autoconhecimento, a descobrir sua missão de vida e seus valores, a conhecer e desenvolver capacidades e habilidades. Isso o colocará em um processo de evolução contínua, dando condições para o desenvolvimento, além de adquirir técnicas e ferramentas para crescimento ao longo de sua carreira.
Eu acredito que quando vivemos uma vida repleta de significado e fazemos aquilo que acreditamos, quando cumprimos a missão da nossa alma, vivemos por inteiro e vivemos com mais saúde!