Sempre falamos por aqui sobre o poder transformador do autoconhecimento. E longe de se passar por um clichê, afirmamos isso com base em evidências científicas, que demonstram que pessoas autoconscientes têm mais sucesso em suas vidas profissionais e pessoais, além de serem mais realizadas.
Quer saber mais sobre como o AUTOCONHECIMENTO pode ser importante para a sua carreira? Continue lendo!
A RELAÇÃO ENTRE AUTOCONHECIMENTO E SUCESSO PROFISSIONAL
Quando falamos sobre a relação entre autoconhecimento e carreira, existem muitas maneiras de desenvolver essa habilidade e, principalmente, de usufruir de seus benefícios. Afinal, uma pessoa capaz de fazer uma boa autoavaliação, consegue distinguir padrões de pensamentos e compreender se eles contribuem ou atrapalham seu processo de evolução. Além disso, o autoconhecimento pode influenciar na sua vida profissional porque:
- Autoconsciência é a capacidade de monitorar suas próprias emoções e reações.
- Estudos mostram que pessoas com grande autoconsciência são melhores líderes por causa disso.
- Existem muitas maneiras de melhorar a autoconsciência. Desde estabelecer limites até praticar autodisciplina, você pode se tornar mais autoconsciente de várias maneiras.
Pense em como o autoconhecimento pode ser crucial para dar argumentos de vendas ou lidar com o feedback, por exemplo. Isso porque se você não sabe como reagirá ou não tem como evitar uma reação negativa, pode acabar se metendo em apuros.
Outro exemplo prático de como a autoconsciência pode ser útil no dia a dia envolve situações em que é necessário fazer apresentações para o público: muitas pessoas ficam nervosas nessa situação, no entanto, o autoconhecimento pode ajudar, afinal, você saberá como se preparar. Autoconsciência significa saber identificar padrões, isso te permite “prever” problemas e usar isso a seu favor.
Por exemplo, se você costuma usar muitas palavras de preenchimento durante as apresentações, terá tempo para praticar sua apresentação e pedir a alguém que bata palmas toda vez que usar uma palavra que deseja evitar. Ou, se você tende a balançar ou andar durante a apresentação, tente limitar sua capacidade de se mover sentando-se à mesa com seu cliente.
A IMPORTÂNCIA DA AUTOCONSCIÊNCIA NA CONVIVÊNCIA COM O OUTRO
Aquela máxima de que ninguém é uma ilha, ou seja, ninguém vive ou cresce na vida sozinho, é real. Quando falamos de carreira isso fica ainda mais evidente, afinal, trabalhar em equipe exige muita empatia e paciência para lidar com os outros.
O que isso tem a ver com a autoconsciência? Tudo! Além de estar ciente de suas próprias emoções, a autoconsciência envolve saber como você reagirá aos outros.
Se você souber usar essa habilidade a seu favor, se tornará mais empático por causa da inteligência emocional elevada que vem com a autoconsciência. Você também será mais adaptável. Além disso, uma vez sabendo como reagirá, poderá evitar uma situação difícil dando uma caminhada ou até mesmo respirando fundo algumas vezes.
A autoconsciência também pode melhorar sua confiança. Ao se permitir reconhecer suas falhas, necessidades e pontos fortes, você fortalecerá sua capacidade de ser vulnerável, o que permite relacionamentos mais fortes no local de trabalho.
Quer viver por inteiro sua vida pessoal e profissional? Entre em contato e conheça nossas soluções!